O desenvolvimento de Anhanguera está intrinsecamente ligado à era da estrada de ferro, uma época de transformação e crescimento. A chegada da Estrada de Ferro Goiás na região em 1913 marcou o início de uma nova era para a cidade, apesar da resistência inicial à formação de um núcleo populacional.
Esta resistência, principalmente por parte do Coronel Onofre Ferreira, dono das terras que hoje constituem Anhanguera, atrasou o desenvolvimento urbano, mantendo a cidade em um estado de quase isolamento até a metade do século XX. A história de Anhanguera é, portanto, uma narrativa de superação e adaptação, refletindo a resiliência e o espírito inovador de seus habitantes.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Anhanguera (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 15 de 11-02-1948, subordinado ao município de Cumari. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Anhanguera figura no município de Cumari.
Elevado à categoria de município com a denominação de Anhanguera, pela Lei Estadual n.º 857, de 05-11-1953, desmembrado de Cumari. Sede no atual distrito de Anhanguera (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2024.
Fonte
ANHANGUERA (GO). Prefeitura. Disponível em: https://anhanguera.go.gov.br/sobre. Acesso em: 12 set. 2025.

